Notícias

28/02/2018

Boletim da Expansão - Porto Itapoá

Prezados Clientes e Parceiros

O Porto Itapoá está prestes a entrar em um novo ciclo a partir de 2018. Operando desde junho de 2011, com uma área de 150 mil m², o Terminal iniciou em 2013 o processo de sua expansão de pátio e píer, protocolando junto aos órgãos licenciadores o projeto que quadriplicará sua capacidade operacional de 500 mil TEUs/ano para 2 milhões de TEUs/ano.

As obras civis foram autorizadas em definitivo no mês de outubro de 2016 e, em novembro de 2017, foi concluída a primeira etapa do projeto, com 60 mil m² de pátio. A partir desta entrega, se iniciaram os procedimentos para o Alfandegamento (Receita Federal), Plano de Segurança (CESPORTOS) e Licença de Operação (IBAMA). Todas essas autorizações já foram conquistadas pelo Terminal. Para a efetiva e completa autorização da utilização da nova área recém-construída, está em trâmite o Termo de Liberação de Operação – TLO, a ser emitido pela ANTAQ.

A expansão completa, que prevê uma área de 450 mil m² de pátio e 1210 metros de píer permanece em andamento. Estão previstos mais 200 mil m² e 600 metros adicionais de píer. Porém, a estratégia do Porto Itapoá foi de agilizar as entregas de forma parcial, buscando adicionar capacidade o mais rápido possível às suas operações e, assim, agilizar o processo de importação e exportação de seus clientes e parceiros.

Nos próximos quatro anos as obras em Itapoá não cessarão e, por isso, vamos alimentar este canal de forma frequente, atualizando todos os nossos clientes e parceiros sobre as novidades do projeto.