Localização

Localização privilegiada

Estrategicamente localizado entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, o Porto Itapoá oportuniza a concentração de cargas de clientes dos dois estados.

Além disso, Itapoá está a meio caminho das duas maiores áreas metropolitanas da região.

Joinville, a maior e mais industrializada cidade de Santa Catarina, fica a 80km a sudoeste e Curitiba, capital e a maior cidade do Paraná está a 140km ao norte.

A região sul do Brasil possui intensa atividade econômica, tanto no setor industrial como agrícola, caracterizada principalmente pelos commodities como soja e arroz, bem como a linha pecuarista de aves, suínos e gado.

A região também abriga inúmeras atividades como a extração de madeira, indústria de papel, fábricas de automóveis, produtos da linha branca, têxtil e metal-mecânico.

  

Acesso rodoviário

Com acesso dedicado e praticamente exclusivo, ligando o Porto Itapoá à BR 101 através da SC 416, o Terminal criou uma ligação rodoviária sem interferência no perímetro urbano da cidade.

Com o auxílio do Governo de Santa Catarina, as condições de acesso ao Porto Itapoá está entre as melhores do Brasil.

Acesso marítimo

São três os fatores que tornam a Baía da Babitonga exclusiva e incomparável à qualquer canal de acesso portuário da região.

Primeiramente, a baía oferece águas naturalmente profundas e abrigadas, minimizando o índice de fechamento de barra e atrasos em atracações. Em segundo lugar, a baía é extensa, contemplando uma das maiores bacias de evolução do continente, o suficiente para entradas e saídas de navios simultaneamente, evitando tempo de espera. E, por fim, as águas calmas da baía possibilitam operações de navios de forma ágil e segura.

Por essas razões, Itapoá é um dos únicos terminais do País com capacidade para operar embarcações de grande porte que navegam na costa brasileira.