Sustentabilidade

Responsabilidade socioambiental

Projetado para ser sustentável e integrado ao meio ambiente, o Porto Itapoá segue a tendência dos portos mais modernos do mundo, com mínima interferência no meio ambiente. A preocupação com a sustentabilidade está presente no seu tripé social, ambiental e econômico desde a concepção do empreendimento.

Desde o início de sua construção, o Terminal investe em programas de educação ambiental, recuperação da fauna e flora ocupada, além do monitoramento constante da vida marinha nas proximidades de suas instalações, possui também uma estrutura em tempo integral para o atendimento imediato no caso de acidentes ambientais ligados a operação portuária.

A praia da Figueira do Pontal, onde está situado o cais de atracação, à 230 metros da faixa de areia, foi preservada, urbanizada e reaberta à população. Além disso, constantes programas são feitos nas áreas vizinhas, como o Programa de Educação Ambiental e o Projeto Viveiro de Mudas. Recursos também foram destinados para manutenção de reservas ecológicas e plantio de mudas nativas nas margens do rio Saí-Mirim.

Além de contribuir para melhorar a infraestrutura de logística e transporte do país, o empreendimento também alavanca o desenvolvimento econômico e social do norte catarinense e vem sendo apontado como o responsável pelo rápido desenvolvimento do município, levando mais qualidade de vida para a população local.

Investindo nas pessoas e na comunidade, o porto já gerou mais de 600 empregos diretos, principalmente para Itapoá e região. Além do Porto, avalia-se que a cadeia industrial e de serviços atrelados ao contexto portuário pode resultar no surgimento de mais postos de trabalho para a comunidade.

Para mais informações, acesse o nosso Balanço Social 2013